ESTRATÉGIAS DE VENDAS PARA APLICAR EM QUALQUER NEGÓCIO
Você sabe o que é uma estratégia de vendas? A estratégia de vendas é um plano criado por uma empresa ou indivíduo com metas de aumentar os lucros sobre as venda de produtos e serviços. Imagine um soldado indo para uma guerra sem uma estratégia de combate.
A forma como os consumidores tomam decisões de fazer compras está em constante mudança, por isso é importante você reavaliar continuamente a sua estratégia de vendas no seu negócio. É necessário encontrar o equilíbrio perfeito entre ser persuasivo, mas não arrogante ou irritante.
As condições econômicas estão em fluxo e as forças competitivas desafiam continuamente nossas abordagens para o crescimento. Isso requer um planejamento cuidadoso, mas, felizmente, com uma sólida estratégia de vendas, você pode ter certeza que a sua empresa irá ficar consistente e fechar mais negócios.
Continue lendo este artigo para conhecer 10 Estratégias de Vendas Vencedoras
Então vamos lá!
Conheça a clientela
Sabendo isto é fundamental para seu sucesso nas vendas. Saiba que você não vai fazer negócios com todas as pessoas. Depois de ter o mercado definido, crie uma lista. Esta lista deve ser grande o suficiente para dar-lhe a oportunidade de realmente se aprofundar e repetir o processo algumas vezes.
Se o seu mercado-alvo é muito pequeno as chances de sucesso diminuem. Você pode ter que mesclar dois mercados-alvo semelhantes, a fim de que os números de clientes sejam maiores.
Métodos
Como você entrará em contato com os seus clientes? Será através de e-mail? Por telefone, ou através do envio de correspondências postais?
Muitas empresas usam todos esses métodos e muito mais em sua busca para encontrar um potencial cliente cara a cara e criar um relacionamento com ele.
Conheça sua concorrência
Faça sua pesquisa e certifique-se de fazer algo relevante que a concorrência não está fazendo. Muitas vezes, este é o maior ponto de venda que você poderá obter. Você não pode ignorar este ponto.
Crie metas
Essas metas devem ser específicas e mensuráveis, e não algo como a venda de um milhão de unidades. Baseie-se sobre a natureza de seu produto e tente dividi-los em partes gerenciáveis.
Por exemplo, vender 50 unidades em 30 dias para os usuários finais e vender 100 unidades para os varejistas locais em seis meses.
Divulgação do seu produto
Inicie o processo de prospecção do território de vendas para encontrar clientes interessados. Tente alcançar todo o seu público-alvo para determinar quem está interessado em seu produto. Pode ser um envio em massa através de correio normal, um e-mail em massa, ou anúncios em publicações locais.
Um cliente pode sentir se você está sendo sincero durante o processo de venda. Em outras palavras, é importante transmitir ao cliente que você se preocupa com ele e não apenas com o negócio.
Tudo muito calculado pode afastar as pessoas. No entanto, lembre-se que não há nada de errado em ser preparado. Não há problema em aparecer como se estivesse pronto para cada pergunta dele.
Identifique-se e pergunte o que o cliente precisa
Começar frases com perguntas pode chamar a atenção do cliente, que perceberá que o vendedor está interessado no que ele precisa, e não somente em vender. Só cuidado para não fazer muitas perguntas e não ser intrusivo. Começar a conversa com algo que todos buscam e que é praticamente uma pergunta retórica é uma técnica que pode abrir caminho para você oferecer seu produto. Antes disso, lembre-se de sempre se identificar para não assustar o cliente. Por exemplo: “Olá Maria. Eu sou o João, da empresa X. Você já pensou em comprar os produtos que mais utiliza gastando menos?”. Antes da abordagem, no entanto, já teria sido feito o passo anterior, de conhecer as necessidades e saber o que interessa a esse consumidor. Ofereça serviços que se adequem ao perfil do consumidor.
Mime o seu cliente
Em vez de optar por conquistar o consumidor pelo preço, busque oferecer mais que a concorrência pelo mesmo. Dessa forma, você oferece algo que o cliente já consome, mais agrega valor ao produto. O que oferecer a mais? Serviços. Ajustes para o produto gratuitamente, estender a garantia, consultoria gratuita, degustação, trial gratuito por alguns dias. Claro que os benefícios a oferecer vão depender muito do ramo do seu negócio.
Transfira emoções
Para começo de conversa, antes de falar com o cliente, sorria. Pessoalmente essa regra é mais do que obrigatória, mas estenda a atitude aos contatos e até e-mail (isso mesmo!). Estudos já mostraram que as pessoas transmitem energia positiva quando sorriem. Mesmo sem usar a voz, no e-mail você também vai escrever com essa ideia se estiver agindo dessa forma na realidade. Mostre que é sempre um prazer atender o consumidor.
Tenha um canal online
Nem sempre o cliente pode falar naquele momento, mas isso não quer dizer que ele não esteja interessado. Às vezes, ele realmente está ocupado e não é “desculpa” para não ouvir. Por isso, informe que ele pode sempre encontrar as informações no site da empresa, campanha ou produto. É importante que o canal online (seja um site ou mesmo uma fanpage) tenha espaço para colocar o máximo de informações que ele precisaria para tomar a decisão de optar por seus serviços. Facilite o acesso a esses dados para que ele possa buscar o serviço posteriormente, se for de seu agrado. Além disso, é imprescindível que as informações estejam atualizadas e alinhadas com o que é dito pelo telefone, e-mail ou pessoalmente na hora de oferecer o produto.
Um grande abraço e até o próximo post!
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