Aprenda a bloquear o blog contra cópias
no dia
3 de maio de 2013
A sensação é péssima, e se for texto pessoal como aconteceu comigo recentemente é ainda maior a sensação de ser invadido e roubado.
Meus tutoriais, que levam tempo para serem montados, com prints de tela, escritos do meu jeito, do meu modo, serem publicados em outros blogs como se outra pessoa tivesse escrito, é muito ruim. E se torna ainda pior quando o plagiador aceita comentários elogiosos, feitos ao meu trabalho, como se fosse ele, o plagiador, merecedor de qualquer elogio.
Já me disseram, em postagens anteriores onde falei sobre o tema Plágio: "eu não me importo que me copiem".
Isso é com cada um, e se você não se importa este texto não é pra você.
Embora eu acredite que quem não se importa devesse saber que mesmo autorizado um texto repostado em outro blog é ruim para quem autorizou...
Vou explicar:
Quando autorizamos alguém republicar algo que foi postado em nosso blog, na íntegra, acontece o que os mecanismos de pesquisa entendem como conteúdo duplicado. E os robots do Google não gostam e não indexam conteúdo duplicado.
Na melhor das hipóteses o blog que copiou e colou um texto seu, mesmo que você tenha autorizado, pode aparecer melhor posicionado em resultados de pesquisa simplesmente porque postou mais recentemente.
Ou seja: aquele seu texto tão bom, ou aquele passo a passo que deu tanto trabalho, pode gerar frutos para quem simplesmente copiou e colou e não para você. E seu blog ainda pode ser punido, sendo rebaixado em resultados de pesquisa. E em casos extremos podendo incusive ser banido de resultados de pesquisa.
Repito: ainda que você tenha sido legal e autorizado, o Google não entende assim. Com ou sem link.
E aí? Ainda acha que não tem problema autorizar cópias de suas coisas do blog? Vai por mim: o modo justo e correto de divulgar algo que gostamos é linkando. Pode até usar UMA imagem ou UM TRECHO PEQUENO do texto mas jamais a postagem inteira. E sempre peça autorização ANTES de fazer, não depois.
Eu tenho aqui no blog uma série que fala mais aprofundadamente sobre Plágio: Plágio e suas variações.
Recomendo que você leia, informação sempre é útil e eficaz. Seja para se prevenir, seja para não fazer com os outros sem saber que está errando...
Mas neste artigo de hoje eu quero ensinar alguns dos bloqueios anti-plágio que eu conheço e instalo quando me pedem.
Vamos por partes, ok?
Primeiro conheça todos os códigos:
Bloquear botão direito do mouse:
<script> function click() { if (event.button==2||event.button==3) { oncontextmenu='return false'; } } document.onmousedown=click document.oncontextmenu = new Function("return false;") </script>
Bloquear seleção de texto:
<script language='JavaScript'> function bloquear(e){return false} function desbloquear(){return true} document.onselectstart=new Function ("return false") if (window.sidebar){document.onmousedown=bloquear document.onclick=desbloquear} </script>
Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V:
<script language='JavaScript'> //Bloqueador de Tecla CTRL - iceBreaker http://www.icebreaker.com.br/ function checartecla (evt) {if (evt.keyCode == '17') {alert("Comando Desativado") return false} return true} </script>
Bloquear arrastar e soltar:
<script language='javascript'> function validateKey (evt) {if (evt.keyCode == '17') {alert("Comando Desativado") return false} return true} </script>
Atenção!
Para copiar os códigos pare o mouse sobre cada um deles. Aparecerão alguns ícones do lado direito. Clique sobre o primeiro ícone. Vai abrir uma janela com o código;copie tudo.
Depois de copiar o código (ou todos, como preferir) cole-os acima de </head>.
Para localizar esta tag em seu código-fonte faça assim:
Na aba Modelo clique em Editar html. Na caixa de código que abrir tecle, dentro dela, Ctrl+F. Vai aparecer uma caixa de busca dentro do código-fonte de seu blog. Digite </head> dentro da caixa de busca e tecle enter. Acima da tag encontrada cole os códigos que desejar. Salve o modelo.
Caso futuramente queira retirar os bloqueios basta voltar ao código-fonte e apagar os códigos que inseriu.
Dicas extras:
- Se quiser usar todos os bloqueios pode usar, apenas dê o espaço de uma linha entre um e outro.
- Eu sugiro que use apenas os 2 primeiros, pois eles são completos já que se não houver seleção de texto não há como usar o Ctrl+C. E o bloqueio de seleção de texto também bloqueia o arrastar e soltar.
- Coloque o bloqueio do botão direito antes do bloqueio de seleção de texto. Não sei o motivo, mas se inverter pode não funcionar.
Como evitar o roubo de imagens
Depois de aplicar o bloqueio do botão direito do mouse clique em Configurações/Postagens e comentários e localize isso:
Mostrar imagens com a Lightbox
Selecione então a opção Sim e salve.
A má notícia é que mesmo com todos os bloqueios suas imagens pessoais como fotos de trabalhos (no caso de artesãs) ou fotógrafos, ou blogs de culinária, entre outros não estão protegidas.
Mesmo que a pessoa não consiga copiar em seu blog a foto está disponível no Google Imagens, desprotegida. Assim sendo o único modo é usar marca d'água. Bem feita, de preferência centralizada ou de um modo que não possa ser apagada.
Aqui tem um tutorial meu em vídeo ensinando como inserir marca d'água em suas fotos
E aqui um tutorial do Gerenciando blog que ensina também algumas formas de inserir marca d'água de texto em suas fotos.
Mais alguns artigos úteis:
Aprenda como inserir um alerta anti-plágio ao final de suas postagens
Como registrar e proteger seus posts
Tire suas dúvidas sobre plágio
Punições aplicadas em casos de plágio
Quando o plágio ocorre no Facebook em muitos casos configura inclusive estelionato pois é assustador a quantidade de fanpages e perfis que se apropriam de fotos de artesãs e de outras profissionais e publicam como se aquele produto fosse criação própria.
O cliente compra e recebe algo muito diferente da foto; estelionato define.
Veja aqui como denunciar ao Facebook:
Não ao plágio- Receitas da Cyn
Artigo retirado de: http://www.elainegaspareto.com/2013/05/aprenda-bloquear-o-blog-contra-copias.html no dia 3 de maio de 2013, todos os direitos reservados.
Comentários
Postar um comentário